A Escola

A Escola de Formação Gerencial: Um berço de empreendedores - assim é vista a EFG FPL. O projeto educacional desta Escola - mantida pela Fundação Pedro Leopoldo - FPL e filiada ao Sistema FG de Formação Gerencial - é o que há de mais consistente no Brasil a respeito da formação do empreendedor em nível médio. Nesta Escola, os jovens alunos iniciam seu projeto de vida rumo a uma sólida formação profissional com base no empreendedorismo.
Criada para atender ao Ensino Médio, a EFG FPL destaca-se pelo seu modelo inovador que procura desenvolver no aluno o espírito de grande empreendedor. Ao repensar o modelo atualmente aplicado nos demais estabelecimentos de ensino, tanto público como particular, EFG FPL deles se diferencia por ter, como escopo principal, não apenas a preparação para o vestibular ou para ocupações específicas no mercado de trabalho. De fato, esse novo modelo escolar visa à formação de cidadãos seguros, capazes de assumir a administração de suas próprias vidas, bem como de ocupar seu espaço nos maiores e mais diversificados empreendimentos.
São desenvolvidas características e ações que levam os estudantes a criarem oportunidades para a concretização de objetivos e a realização de metas de aprendizagem significativa.
É uma Escola viva, inserida no contexto atual, num conhecimento mais amplo de Mundo. Os conceitos da administração e do gerenciamento aqui trabalhados são praticados em todas as profissões que, futuramente, os jovens seguirão.
A EFG FPL oferece dois cursos - Ensino Médio e Formação Gerencial - que acontecem concomitantemente, em horário integral. Além das disciplinas e conteúdos da base nacional comum do Ensino Médio, no Curso Técnico, o aluno terá a oportunidade de estudar as principais áreas da administração em nível operacional, gerencial e estratégico. Uma atenção especial ainda é dada a disciplinas especializadas como Informática e Línguas Estrangeiras (inglês e espanhol). Dessa forma, tanto as disciplinas do núcleo comum, quanto as técnicas são integradas através de articulações concretas entre currículos, programas, além de iniciativas dos professores e dos alunos.
Sendo assim, a EFG FPL introduz relevantes subsídios para se repensar o ensino médio. Primeiro, porque demonstra como promover a educação geral e ensinar o currículo acadêmico de forma prática e integrada. E, além disso, implanta um novo modelo de preparação para o mundo do trabalho, não formando profissionais específicos, como contadores, auxiliares de administração ou gerentes de nível médio, mas, sim, grandes empreendedores capazes de liderar grupos, desenvolver importantes atividades e de empreender no sentido mais lato desse verbo. A Escola possibilita, pois, aos alunos serem sensíveis a todos os tremores do mercado de forma que possam, competentemente, enfrentar os desafios do mercado e, acima de tudo, da vida.
Em uma apertada síntese, é a Escola capaz de mostrar a todo o país o poderio de um ensino diversificado e inovador, adequado a uma clientela de jovens com interesses concretos e bem definidos que almejem, através de um ensino de nível elevado, desenvolver seus próprios projetos, bem como enfrentar o mundo do trabalho.