Conheça as
Linhas de Pesquisa do MPA
A área de concentração é a Gestão e Estratégia em Organizações e está estruturada em duas linhas de pesquisa:
I – Gestão em Organizações, Pessoas e Inovação;
II – Gestão Estratégica e Mercados.
Cada linha de pesquisa está estruturada em dois núcleos de estudos que visam organizar e estimular a produção de saberes e fornecer uma formação especifica aprofundada aos discentes, segundo projetos de pesquisa dos professores e interesse dos alunos.
I – Gestão em Organizações, Pessoas e Inovação;
II – Gestão Estratégica e Mercados.
Cada linha de pesquisa está estruturada em dois núcleos de estudos que visam organizar e estimular a produção de saberes e fornecer uma formação especifica aprofundada aos discentes, segundo projetos de pesquisa dos professores e interesse dos alunos.
As linhas de pesquisa são lideradas por um professor, escolhido pelo próprio corpo docente, que exerce a função de promover reuniões periódicas para alinhamento dos projetos de pesquisa, da oferta de disciplinas optativas, e para a distribuição das orientações entre os docentes, de forma equitativa, levando em consideração os temas dos Trabalhos de Conclusão de Mestrado e a expertise do professor.
A seguir, apresentam-se as duas linhas de pesquisa do Programa, seus respectivos núcleos e os professores ligados a essas linhas ao longo do quadriênio.
A seguir, apresentam-se as duas linhas de pesquisa do Programa, seus respectivos núcleos e os professores ligados a essas linhas ao longo do quadriênio.
Contempla as novas maneiras de organizar e gerenciar recursos disponíveis com vistas à inovação em estruturas, sistemas, processos e tecnologias, a partir do desenvolvimento do conhecimento existente no capital intelectual, especialmente no capital humano. Esta linha de pesquisa assume a premissa da orientação do MPA aos propósitos e processos do ensino, pesquisa e serviços prestados aos ditames do atual estágio da economia do conhecimento. Esta linha estimula a produção, sistematização e compartilhamento de informações e conhecimentos, aprendizagem e inovação em sintonia com o estado da arte dos referenciais nos mais avançados centros acadêmicos, organizacionais e econômicos do Brasil e do mundo, ao mesmo tempo em que contempla expectativas e realidades dos mestrandos e da região onde a instituição está inserida. Os referenciais epistemológicos, teóricos, metodológicos e tecnológicos da produção e difusão de conhecimento e inovação, no âmbito do MPA/FPL estão contemplados nos conteúdos programáticos de ensino e de pesquisas em dois núcleos:
Núcleo de Estudos em Organizações e Gestão de Pessoas – NEOGESP
Professores: Domingos Antônio Giroletti, Reginaldo de Jesus Carvalho Lima, Roberta Muriel.
Núcleo de Estudos em Gestão do Conhecimento, Aprendizagem e Inovação – NEGESCOPI
Professores: Eloísa Helena Rodrigues Guimarães; Luiz Rodrigo Cunha Moura, Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos.
Núcleo de Estudos em Organizações e Gestão de Pessoas – NEOGESP
Professores: Domingos Antônio Giroletti, Reginaldo de Jesus Carvalho Lima, Roberta Muriel.
Núcleo de Estudos em Gestão do Conhecimento, Aprendizagem e Inovação – NEGESCOPI
Professores: Eloísa Helena Rodrigues Guimarães; Luiz Rodrigo Cunha Moura, Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos.
Os referenciais epistemológicos, teóricos, metodológicos e tecnológicos da produção, sistematização e difusão de informações e conhecimentos, no âmbito do MPA/FPL, estão contemplados nos conteúdos programáticos de ensino e de pesquisas em dois núcleos:
Núcleo de Estudos em Estratégias, Marketing e investiga a capacidade das organizações de identificar, analisar, formular e implementar estratégias, com ênfase no desempenho, sustentabilidade, governança e geração de valor. Esta linha de ensino e pesquisas, em consonância com a anterior, se norteia à fundamental orientação das corporações ao futuro, no contexto do atual estágio da economia do conhecimento, segundo a perspectiva de organizações, negócios e mercados. Neste sentido, se alinha às expectativas e realidades dos mestrandos e da região onde a instituição está inserida, bem como ao estado da arte dos referenciais de produção e difusão do conhecimento nos mais avançados centros acadêmicos, econômicos e de negócios do Brasil e do mundo. Negócios – NESTEMAN
Professores: Ester Eliane Jeunon; José Edson Lara; Tarcísio Afonso
Núcleo de Estudos em Estratégias, Finanças e Mercado – NESTEFIN
Professores: José Antônio de Sousa Neto; Ricardo Vinícius Dias Jordão; Ronaldo Locatelli; Wanderley Ramalho.
Núcleo de Estudos em Estratégias, Marketing e investiga a capacidade das organizações de identificar, analisar, formular e implementar estratégias, com ênfase no desempenho, sustentabilidade, governança e geração de valor. Esta linha de ensino e pesquisas, em consonância com a anterior, se norteia à fundamental orientação das corporações ao futuro, no contexto do atual estágio da economia do conhecimento, segundo a perspectiva de organizações, negócios e mercados. Neste sentido, se alinha às expectativas e realidades dos mestrandos e da região onde a instituição está inserida, bem como ao estado da arte dos referenciais de produção e difusão do conhecimento nos mais avançados centros acadêmicos, econômicos e de negócios do Brasil e do mundo. Negócios – NESTEMAN
Professores: Ester Eliane Jeunon; José Edson Lara; Tarcísio Afonso
Núcleo de Estudos em Estratégias, Finanças e Mercado – NESTEFIN
Professores: José Antônio de Sousa Neto; Ricardo Vinícius Dias Jordão; Ronaldo Locatelli; Wanderley Ramalho.
Hi, Welcome back!