Corpo Docente

Domingos Antônio Giroletti

  • Pós-doutorado em Relações Internacionais pela The London School of Economics and Political Science. (1993-1995). Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (1987). É Pesquisador do Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação Grupo de Pesquisa Interdisciplinar – FAPEMIG. Apresentador do Programa televisivo Interconexão Brasil – BH News – Canal 9 da NET e canal 29. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Organizações e Gestão de Pessoas – NEOGESP. Tem experiência em gestão, com ênfase em Administração de Recursos Humanos. Temas de interesse: Gestão Empresarial, Competitividade, Responsabilidade Social, Terceiro Setor, Cultura e arquitetura organizacional.
  • Lattes
  • ORCID

Eloísa Helena Rodrigues Guimarães

  • Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Coordena o Núcleo de Estudos em Gestão do Conhecimento, Aprendizagem e Inovação – NEGESCOPI e o projeto Gestão da Inovação no Setor Educacional. Integrou durante vários anos a equipe de pareceristas do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Temas de interesse: tendências atuais da gestão estratégica de instituições de ensino profissionalizante e superior; processos de inovação e desenvolvimento de organizações; implantação de novas tecnologias de gestão e avaliação de desempenho

Luiz Rodrigo Cunha Moura

  • Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atuou durante 17 anos na Prodabel, tendo ocupado cargos de gerência de equipes técnicas, de projetos e analista de sistemas. Atuou em nível de pós-graduação stricto sensu entre 2012 e 2018 no Centro Universitário UNA. Já lecionou em nível de pós-graduação lato sensu e em nível de graduação em diversas instituições, tais como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), PUC-Minas, Fundação João Pinheiro (FJP), Centro Universitário UniBH, entre outras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Gestão do Conhecimento, Aprendizagem e Inovação – NEGESCOPI Temas de interesse: comportamento do consumidor, marketing de serviços, marcas, inovação, estratégia empresarial e sistemas de informação.
  • Lattes
  • ORCID

Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos

  • Pós-doutorada no Center for Research in Innovation Management da Brighton University – Inglaterra. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Chefe de Divisão e Vice-superintendente do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear do CNEN, tendo participado da transferência de tecnologia do processo de enriquecimento de urânio da Alemanha para o Brasil. Prestou, ainda, consultoria à Fundação Dom Cabral e foi gestora do Instituto Euvaldo Lodi da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), membro da Câmara de Assessoramento do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH) da FAPEMIG, no período de 2013 a 2016 e coordenadora desta Câmara, de 2014 a 2016. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão do Conhecimento, Aprendizagem e Inovação – NEGESCOPI Temas de interesse: Gestão de competências e Gestão do conhecimento e Inovação.
  • Lattes
  • ORCID

Reginaldo de Jesus Carvalho Lima

  • Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Núcleo interdisciplinar sobre gestão em organizações (não) empresariais (Nig.one/UFMG) e do Núcleo de Estudos em Ciência Tecnologia e Inovação – NCiTI. Egresso do MPA FPL, Foi Coordenador do curso de graduação em Administração da FPL no período de 2014 a 2018 e do MPA FPL de 2018 a 2020. Lecionou em cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) e atuou como docente em diversas IES. Desenvolveu atividades profissionais em organizações dos setores industrial, comercial e de serviços. É avaliador de diversos periódicos na Área de Administração e de cursos de graduação pelo Conselho Estadual de Educação – MG. Coordena o Núcleo de Estudos em Organizações e Gestão de Pessoas – NEOGESP. Temas de interesse: Recursos Humanos em Organizações, Gestão de competências e Estratégia.
  • Lattes
  • ORCID

Roberta Muriel Cardoso

  • Doutora em Educação – Universidade de Sorocaba – SP. Mestra em Administração – Faculdades Pedro Leopoldo. Atualmente é assessora, consultora e ministra cursos por todo o Brasil de Avaliação Institucional, Projeto Pedagógico de Curso e Gestão de Instituições de Ensino Superior. Tem vasta experiência na área de Gestão de Instituições de Ensino Superior e em desenvolvimento de projetos na área. É diretora executiva da Carta Consulta, empresa especializada no desenvolvimento de processos/projetos no ensino superior como planos de desenvolvimento institucional, projetos pedagógicos, regimentos, avaliação institucional, dentre outros, para diversas Instituições de Ensino Superior no país. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão do Conhecimento, Aprendizagem e Inovação – NEGESCOPI Temas de interesse: Avaliação, desempenho e gestão institucional de IES.
  • Lattes
  • ORCID

Ester Eliane Jeunon

  • Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília – UNB e Newcastle University – Austrália (2004). É responsável pelo grupo de pesquisa NUPET- GES (Núcleo de Pesquisa e Tecnologias em Gestão, Educação e Sustentabilidade) que congrega professores de vários cursos e instituições de ensino (níveis fundamental, técnico e superior) e integra o NESTEMAN – Núcleo de Estudos em Estratégias, Marketing e Negócios do MPA/FPL. Atualmente coordena a Incubadora Ideias – PUC-Minas, unidade Betim. É Diretora Executiva da Kairós Treinamento em Desenvolvimento Organizacional Ltda. Possui longa experiência no ensino superior e também em gestão e consultoria de organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Temas de interesse: marketing e comportamento do consumidor, comportamento econômico, inovação e sustentabilidade, metodologias de pesquisa (quantitativa e qualitativa).
  • Lattes: http://lattes.cnpq.br/1416021208462821
  • ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5158-0151

José Edson Lara

    • Possui Doutorado em Economia de Empresa, pela Universitat Autònoma de Barcelona (1993). É Fellow na Bentley University – Massachusetts – USA. Atuou como Professor em universidades federais como UFMG, UFV e UFJF. Foi agraciado com o Prêmio CAPES Menção Honrosa – Melhor Tese de Doutorado Brasil, 2012. Premiado como “high level production at the 2018 Cyrus Institute of Knowledge – Massachusetts Institute of Technology / Bentley University. Foi Tutor do Programa Especial de Treinamento – PET/CAPES na Universidade Federal de Minas Gerais (por três anos) e na Universidade Federal de Viçosa (por três anos). É Membro Titular da Câmara de Projetos Especiais da FAPEMIG (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). Foi Diretor Administrativo/Financeiro da Fundação Arthur Bernardes. É Editor-Chefe da Revista Gestão & Tecnologia, do MPA/FPL desde 2013. É Editor de Economia e Marketing da Ornamental Orticulture. Atuou como executivo na área de Divulgação Científica da Indústria Farmacêutica na ICN USAFARMA Indústria Farmacêutica. Foi Diretor do Departamento de Cadastro Imobiliário e Secretário Interino da Fazenda, na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. Participa de Grupo de Pesquisa em Neurociência e Marketing na UFMG, USP e UNIFESP. Coordena o Núcleo de Estudos Estratégia, Marketing e Negócios – NESTEMAN. É Sócio-Diretor da Future Consulting. Temas de interesse: Gestão Estratégica de Negócios e Marketing orientados à Indústria 4.0.
    • Lattes: http://lattes.cnpq.br/8334601935016625
    • ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6120-075X

Tarcísio Afonso

    • PhD em Administração – Ohio University (1985). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística e Estratégia Empresarial. Foi Professor, Consultor e Coordenador de Pesquisas da Fundação João Pinheiro e UFMG. Coordenou o Curso de MBA nacionais e internacionais (Centro Universitário Newton Paiva em convênio com a University of Denver). Coordenou o Curso Superior de Tecnologia da Faculdade de Tecnologia do Comércio da CDL-BH. Foi Visiting Professor da Ohio University, USA, em 1980. Atuou no PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação da Apex-Brasil/FIEMG. Pesquisador do Núcleo de Estudos Estratégia, Marketing e Negócios – NESTEMAN. Temas de interesse: Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Custos Logísticos e Metodologia de Pesquisa Quantitativa.
    • Lattes: http://lattes.cnpq.br/8599882963587423
    • ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3238-0944

José Antônio de Sousa Neto

    • PhD em Accounting and Finance pela University of Birmingham no Reino Unido. Construiu carreira técnica e executiva no Lloyds Bank e nos grupos Andrade Gutierrez e Mendes Junior. É professor e pesquisador da Fundação Pedro Leopoldo, da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) e professor externo (adjoint faculty) da Skema Business School (França). É também professor convidado da Fundação Dom Cabral, professor afiliado da Seattle University (EUA) e pesquisador associado ao Lataci Research Institute. Atua nas seguintes áreas: desenvolvimento empresarial, finanças corporativas e geração de valor, desenvolvimento e financiamento de projetos, governança corporativa, compliance, desenvolvimento sustentável e engenharia sustentável. A partir do início dos anos 90 dedicou a maior parte de seu trabalho à área de concessões e PPPs de infraestrutura. É também sócio da Investor Consulting Partners onde atua na área de M&A. Foi Cônsul Honorário do Reino Unido e representante do UKTI (United Kingdom Trade and Investment) em Minas Gerais entre 2007 e 2015. Em 2017 foi agraciado pela Rainha Elisabeth II com a distinção (Honours Degree) de Membro da mais Excelente Ordem do Império Britânico. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégias, Finanças e Mercado – NESTEFIN.
    • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7920760217625963
    • ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3238-0944

Ricardo Vinicíus Dias Jordão

    • PhD em Finanças, Contabilidade e Direito Tributário e Doutorado Europeu em Administração de Empresas (DBA) em Gestão, Economia e Negócios pelo European Doctorate Program in Management and Economics. Ambos os títulos foram conferidos com Distinção (Magna Cum Laude) pelo Center for Advanced Studies in Management and Economics (Universidade de Évora, CEFAGE – EU) em associação com o Swiss Management Center, Switzerland. Possui grande experiência em ensino, pesquisa e atividades editoriais com cerca de 100 (cem) artigos científicos, tecnológicos, livros e capítulos de livros publicados no Brasil e exterior com participações significativas em prestigiosas instituições nacionais e internacionais, tendo recebido muitos prêmios por distinções acadêmicas, empresariais e profissionais. Tem experiência profissional acumulada de mais de 25 anos em organizações públicas e privadas, do Brasil e exterior, em cargos técnicos, consultivos, executivos e gerenciais (incluindo direção executiva e presidência – CEO). Atualmente, é Editor Associado (Sênior) do Journal The Bottom Line (Emerald) e Diretor do Academic Board of the Latin American Council of Management Schools (CLADEA). Ao longo dos anos, esteve exercendo atividades de Auditor Sênior e Consultor de Negócios em projetos de alta complexidade nas áreas financeira, tributária e de controladoria; é professor do Mestrado Profissional em Administração da FPL e da School of Knowledge Economy and Management, SKEMA Business School, assim como pesquisador do CEFAGE (UE) e da UFMG. Além disso, vem atuando como professor em cursos de graduação, pós-graduação, MBA’s e mestrados e doutorados em várias das maiores e mais prestigiadas instituições de ensino do Brasil como PUC-Minas, UFMG, UFOP, CEFET, IBMEC, Fundação Dom Cabral e outras escolas de negócios e economia globais como o CEFAGE-EU, Swiss Management Center e a SKEMA Business School. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégias, Finanças e Mercado – NESTEFIN. Os Temas de interesse incluem Contabilidade, Finanças e Geração de Valor, Estratégias e Gestão em Organizações, Gestão da Informação e do Conhecimento e Capital Intelectual; e Direito, Economia e Negócios.
    • Lattes: http://lattes.cnpq.br/2134181597172865
    • ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4466-7133

Ronaldo Lamounier Locatelli

    • PhD em Economia – University of London, Inglaterra (1982). Presidiu o Conselho Regional de Economia do Estado de Minas Gerais e atuou como executivo nas seguintes empresas e autarquias: Diretor Vice-Presidente de Finanças e Relações com o Mercado do Banco do Estado de Minas Gerais (BEMGE); Diretor Vice-Presidente de Finanças e de Relações com o Mercado do Banco de Crédito Real; Diretor de Finanças e de Desenvolvimento Sustentável do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); Diretor do Centro em Administração da Fundação João Pinheiro e Diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEAD-UFMG). Foi membro do Conselho de Administração do BDMG e do BHTec, tendo sido, também, Conselheiro no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Minas Gerais, sendo um dos representantes da sociedade civil e do Conselho de Desenvolvimento do Município de Belo Horizonte. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Estratégias, Finanças e Mercado – NESTEFIN. Temas de interesse: Valuation, Finanças corporativas.
    • Lattes: http://lattes.cnpq.br/8634144823568167
    • ORCID: https://orcig.org/0000-0001-9307-4751

Wanderley Ramalho

    • Doutor em Administração pela UFMG. Fez carreira universitária no Departamento de Estatística da UFMG. Foi Diretor e pesquisador do IPEAD/UFMG e prestou consultorias nas áreas de economia e finanças aplicadas para diversas instituições públicas e privadas, como Cemig, Copasa, Prefeitura de Belo Horizonte, Plantar e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e SBPC, e, juntamente com o Ex-ministro Paulo Roberto Haddad, para a Companhia Vale do Rio Doce S/A. Coordenador do Núcleo de Estudos em Estratégias, Finanças e Mercado – NESTEFIN. Temas de interesse: métodos quantitativos aplicados à Economia, Administração e Finanças, Metodologias de Pesquisa.
    • Lattes: http://lattes.cnpq.br/7484270729492678
    • ORCID: https://orcid.org/0000.0001-8720-3449