Apresentação

O Mestrado em Administração da Faculdade Pedro Leopoldo foi o primeiro mestrado profissional do estado de Minas Gerais. Sua criação se deu em função da trajetória da instituição em oferta cursos de gestão (ensino médio técnico, graduação e pós-graduação lato sensu), bem como sua localização privilegiada no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A região abrange os municípios de Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Vespasiano, Lagoa Santa, São José da Lapa, Confins, Jaboticatubas e sua influência regional é exercida em mais de vinte outros municípios.

A região do Vetor Norte é um dos polos econômicos mais importantes da zona Central de Minas Gerais e nela se situa a Sede Administrativa do Governo do Estado de Minas Gerais. Localizada exatamente no centro do triângulo São Paulo-Rio de Janeiro-Brasília, nela está um dos maiores aeroportos internacionais do país, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Desde o início o MPA/FPL atende a região, o estado de Minas Gerais e, nos últimos 11 anos estendeu sua influência a todo o Brasil, devido à proximidade com o Aeroporto.

O Mapa estratégico da Faculdade Pedro Leopoldo – FPL define como sua missão “ser parte relevante do desenvolvimento das pessoas, das organizações e da sociedade por meio da excelência na educação e na capacitação”. Tem como visão “ser a principal escolha para quem busca educação e capacitação de excelência”. Nesse sentido, busca-se um perfeito alinhamento das unidades de ensino da instituição com tais fundamentos, definidos no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Com base nesses princípios, o Mestrado Profissional em Administração (MPA) da FPL tem como missão “atuar de forma relevante, estratégica e inovativa no desenvolvimento de pessoas, organizações e sociedade, proporcionando educação de excelência em nível stricto sensu para capacitação técnica, científica e metodológica em gestão”. A visão do MPA FPL é “ser reconhecido como um programa de excelência em nível stricto sensu para educação, formação e capacitação técnica, científica e metodológica em gestão, comprometido com a inovação, inclusão social e desenvolvimento sustentável do país, em particular do estado de Minas Gerais”.

A partir de sua missão e visão, o MPA FPL tem buscado desenvolver suas competências distintivas no sentido de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e organizacional das instituições e negócios e para melhorar a qualidade de vida das pessoas e organizações especialmente do entorno, atuando no desenvolvimento de profissionais e empresas, fundamentando-se em valores como ética, transparência, responsabilidade social, qualidade sustentabilidade e inovação.

Objetivos

Objetivos Gerais

O MPA FPL tem como “objetivo formar profissionais de qualidade para atuarem na gestão em organizações privadas, públicas e/ou de terceiro setor, com reflexão crítica, estratégica, ética, inovativa e sustentável sobre os problemas e práticas empresariais, em um contexto contemporâneo de transformações, complexidade e turbulência”. Tendo em vista a característica essencialmente aplicada da modalidade profissional, o MPA tem os seguintes objetivos específicos:

  • Formar profissionais de qualidade para atuar em situações complexas na gestão das organizações contemporâneas, a partir do desenvolvimento de competências interdisciplinares;
  • Formar gestores para uma atuação sistêmica, estratégica e ética frente aos desafios organizacionais locais, regionais, nacionais e globais;
  • Prover uma formação plural que capacite os profissionais para atuação tanto em diagnósticos e intervenções nas organizações quanto na docência da Educação Superior;
  • Formar profissionais para o exercício da liderança em processos de transformação organizacional, de forma a elevar padrões de excelência nos diferentes setores econômicos, sociais e políticos;
  • Promover o espírito estratégico, ético e inovador, articulando o ensino com a aplicação prática, a partir da busca sistemática e permanente do conhecimento.