Interação com outras Instituições

Projetos de pesquisa com colaborações multicêntricas e integração com outros programas

Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Também com a Uninove – o MPA participa de pesquisas com a IAE Grenoble, a Universidade Paris Dauphine (França) e a Frankfurt University (Alemanha).

Universidade de São Paulo

O intercâmbio se dá na forma de participação em discussões e workshops e no envolvimento de docentes do MPA/FPL na organização do Encontro de Mestrados Profissionais em Administração – EMPRAD, que é realizado anualmente na FEA/USP.

Carta Consulta: Empresa de Projetos Educacionais

Em 2016 a FPL firmou um convênio com a empresa mineira Carta Consulta que se dedica ao desenvolvimento de projetos de gestão em instituições públicas e privadas de educação superior no Brasil. Os resultados deste importante intercâmbio já emergem na forma de dissertações, produção bibliográfica e relatos técnicos, da lavra de docentes e discentes do curso de mestrado. A integração entre professores e executivos/gestores dessas instituições de ensino ensejou apoio financeiro a projetos de pesquisa em desenvolvimento por docentes do programa e de grande interesse da Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA de Recife/PE, e da Sociedade Padrão de Educação Superior Ltda. vinculada às Faculdades Pitágoras Reunidas, de Montes Claros-MG e da UNIFIPMoc de Montes Claros.

UFMG: Análise Sensorial e suas potencialidades no campo dos negócios e em marketing

Pesquisa científica no campo das Neurociências, desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia e da Administração da UFMG e do curso de Mestrado Profissional em Administração da FPL. Este projeto visa desenvolver as aplicações das neurociências aos negócios e ao Marketing, a partir de estudos que explorem, nos fundamentos conceituais, taxonômicos, teóricos e aplicados, as potencialidades destes campos do conhecimento. Fundamenta-se, essencialmente, em pesquisas sobre Análise Sensorial em produtos e serviços e seus potenciais de adequação aos consumidores. Para isto, aplica conhecimentos com objetivos exploratórios, descritivos e causais, aplicando seus métodos pertinentes. O projeto é coordenado pelo Prof. José Edson Lara do MPA/FPL.

UFMG: A determinação do valor de uma patente da área de Nanotecnologia

Convênio celebrado entre a CTIT/UFMG e a FPL na área de finanças corporativas em consonância com a proposta do MPA/FPL. Os estudos foram baseados em teorias modernas com adaptação de metodologias e desenvolvimento de instrumentais visando auxiliar a CTIT cumprir sua missão institucional, que é o de colocar os resultados práticos da ciência e tecnologia alcançados por pesquisadores da UFMG à disposição da sociedade. Para tal, a instituição deve precificar adequadamente as patentes subjacentes para que as mesmas sejam transferidas ao setor privado.

Trata-se, portanto, de um produto técnico de abrangência nacional, com grande impacto econômico e social, haja vista as importantes pesquisas de ciência e tecnologia desenvolvidas na UFMG. A relevância e os impactos do referido Relatório Técnico foram reportados, ao término dos trabalhos, pela Profª Adelina Marta dos Reis e Prof. Gilberto Medeiros Ribeiro, então Pró-Reitora de Pesquisa da UFMG e Diretor da CTIT, respectivamente: “Prezado Prof. Ronaldo Lamounier Locatelli, … agradecemos a disponibilidade e a relevante contribuição oferecidas à CTIT e equipe do Núcleo de Valoração por meio de ensinamentos e experiências transmitidos durante todo o processo de estudos para o aprimoramento da Valoração de Tecnologias através da aplicação de técnicas de finanças Corporativas. A sua orientação foi extremamente proveitosa, tendo contribuído muito para o crescimento da equipe, a qual já está aplicando nos processos de valoração os conhecimentos adquiridos”.

Center for Advanced Sudies in Management and Economics – Portugal

Participação do Prof. Ricardo Vinícius Dias Jordão como pesquisador.

Participação em associações e grupos

A FPL interage com a sociedade no ambiente regional e relaciona-se com diferentes e importantes atores do desenvolvimento, com destaque para as seguintes parcerias:

  • Participação na AVNorte: Associação de empresários comprometidos com o desenvolvimento sustentável do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O MPA participa dessa associação organizando seminários, mesas redondas, encontros de empresários e palestras de professores versando sobre os desafios e oportunidades do desenvolvimento do Vetor Norte;
  • Parceria com a BH Airport: O MPA acolhe executivos e gestores da BH Airport, concessionária do aeroporto internacional de Belo Horizonte no seu curso de Mestrado, os quais desenvolvem suas dissertações sobre temas voltados para a eficiência do Aeroporto Internacional e para seus impactos no desenvolvimento do seu entorno;
  • Café de Negócios Empresariais: São realizados encontros promovidos pela Instituição com participação ativa dos docentes do Mestrado, para debater oportunidades de negócios com o empresariado regional;
  • Parceria com o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH) e BHNews TV (Canal 42): No âmbito- dessa parceria, viabilizada e coordenada pelo Prof. Domingos Antônio Giroletti, do MPA/FPL, é produzido e levado ao ar o Programa Interconexão Brasil, contendo entrevista semanal com pesquisadores, alguns deles do próprio MPA, especialistas e autoridades nacionais e internacionais. As entrevistas que abordam relevantes temas e em áreas afins do curso de mestrado são, posteriormente, colocadas à disposição da sociedade no YouTube.

Parcerias para projetos específicos

A FPL é pioneira no desenvolvimento de projetos cuja base é Administração, colocando a competência e expertise dos seus professores (Mestrado, Graduação e Ensino Médio) e sua infraestrutura a serviço da educação de qualidade. Nesse sentido, apresentam-se dois grandes projetos:

  • Projeto Minas dos Sonhos – Parceiros: BH Airport, Prefeituras de Confins, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo: O Projeto é uma parceria entre a FPL, a BH Airport e as Prefeituras de Matozinhos, Lagoa Santa, Confins e Pedro Leopoldo. Teve início no ano de 2001 e seu objetivo é atender crianças em situação de vulnerabilidade dos municípios participantes, por meio da sua preparação para o mercado de trabalho e encaminhamento para programas como Jovem Aprendiz e primeiro emprego.A iniciativa foi da Infraero, quando ainda era administradora do Aeroporto de Confins. No entanto, após a Infraero sair da administração do aeroporto e também do projeto, o Minas de Sonhos quase encerrou as atividades. Porém, o reitor da FPL, Prof. Carlos Alberto Portela, assumiu a gestão e foi em busca de possibilidades para continuar o projeto. Então, a BH Airport, nova administradora do aeroporto, assumiu o fomento financeiro do projeto, que atende 120 adolescentes, trinta de cada município a cada ano. As prefeituras assumem o envio de um profissional da cidade para acompanhar os estudantes, o transporte e o lanche. As atividades do Projeto acontecem nas instalações da FPL no período da tarde, período em que têm a possibilidade de conviver com alunos da EFG.Os alunos recebem capacitação em Técnicas de Vendas, Ética e Cidadania, Belas artes, Educação Ambiental, Oficina do conhecimento, Informática, Raciocínio Lógico, Teatro e Atividade Física e Saúde. Estes adolescentes são escolhidos pelas escolas de acordo com a condição social e de risco. Para melhor qualificação, criou-se uma empresa simulada para despertar a criatividade, responsabilidade e competências dos adolescentes participantes do projeto.Desde a sua origem, já passaram pelo Minas de Sonhos mais de 1700 adolescentes. Finalizando as atividades de 2019, os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de realizar a prova na FPL, concorrendo a vagas para ingressarem na EFG, usufruindo de bolsa de estudo de 100%. Foram aprovados dois alunos do município de Pedro Leopoldo.

Novas parcerias

  • AMAGIS- MG – Associação dos Magistrados do Estado de Minas Gerais
  • Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais